terça-feira, 15 de junho de 2010

Globalização


Globalização, no seu sentido literal, é o processo de transformação de fenómenos locais em globais. Ela pode ser descrita como um processo pelo qual as pessoas em conjunto, umas com as outras, formam uma única sociedade.


Este processo é um conjunto de efeitos económicos, tecnológicos, socioculturais e políticos. A globalização é frequentemente utilizada para referir-se a globalização económica, isto é a integração das economias nacionais na economia internacional através do comércio, do investimento directo estrangeiro, a migração, bem como a disseminação da tecnologia. O ritmo da globalização acelerou rapidamente durante a quarta parte do século XX
O termo "globalização" tem sido utilizado pelos economistas desde a década de 1980, embora seja usado em ciências sociais desde a década de 1960. Porém, seu conceito não se tornou popular até a segunda metade dos anos 1980 e 1990. Os primeiros conceitos teóricos da globalização foram escritos pelo empresário americano Charles Taze Russell, que cunhou o termo “sociedades gigantes”.
A globalização afecta o mundo de várias formas, tais como: a indústria, economia, política, língua, cultural. Com isso, gerando a expansão capitalista, onde é possível realizar transacções financeiras, expandir os negócios até então, para mercados distantes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado vaio a permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento da concorrência.

Sem comentários:

Enviar um comentário